Fronteira aberta a cuidados de saúde
Entra em vigor, no próximo dia 24, o Tratado de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha, no tocante a questões de saúde, documento que, segundo o Eixo Atlântico, possibilitará, entre outras matérias, dar solução ao problema suscitado em Valença, avança o Jornal de Notícias.
De acordo com o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular (estrutura formada por 32 municípios do Norte de Portugal e da Galiza), no caso concreto de Valença, a entrada em vigor do tratado significa que a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e a Junta da Galiza poderão, se assim o entenderem, estabelecer acordos para que o serviço de Urgências de Tui (na Galiza) se converta no centro de referência de Valença, de forma sistemática.
Nesse caso, não seria necessário aos utentes lusos o recurso ao Cartão Europeu de Seguro de Doença, documento que, segundo a Direcção-Geral de Saúde esclareceu, "não cobre os custos nas situações em que a pessoa se desloca a outro Estado-membro expressamente para obter tratamento médico".
No entender do secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, o tratado vem, assim, "dar resposta a uma das reivindicações formulada tanto pela associação como pela recém-criada Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, contidas na denominada Cooperação Transfronteiriça de Segunda Geração".
Para o responsável, a entrada em vigor do tratado "abre o caminho a possibilidades mais ambiciosas como a planificação conjunta de recursos sanitários transfronteiriços e a optimização dos recursos existentes, podendo os centros de saúde galegos dar assistência à população portuguesa e vice-versa, nas zonas limítrofes".
Chaves e Verín
Segundo Xoan Mao, o tratado contempla, também, a possibilidade de "se avançar com o projecto da euro-cidade auspiciada pelo Eixo Atlântico, promovendo um complexo hospitalar transfronteiriço, a partir dos hospitais existentes em Chaves e Verín".
Para o desenvolvimento da medida, o Eixo Atlântico assinala que é preciso conhecer os custos que cada país deverá assumir pelos serviços que o outro preste à sua população.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/7702/15/Fronteira-aberta-a-cuidados-de-saude.html
Dedico este blog ao meu Transplante Pulmonar que me salvou a vida, no dia 9 de Maio de 2005 e ao meu Transplante Renal com dador vivo, no dia 25 de Março de 2015, ambos realizados no Hospital Juan Canalejo, na La Coruña, em Espanha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)
SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009
SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)
SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)
TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)
TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar
Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.
Sem comentários:
Enviar um comentário