quinta-feira, 15 de julho de 2010

Semedo quer esclarecimentos sobre comparticipação de medicamentos para fibrose quística (Julho 2010) - Despacho n.º 24/89, de 2 de Fevereiro, e na Portaria n.º 1474/2004, de 21 de Dezembro

Primeiro que tudo tenho que elogiar o trabalho de um amigo meu (só revelo o seu nome se ele concordar) que foi ao parlamento apresentar a problemática questão do fornecimento dos medicamentos para a Fibrose Quistica. 
Apresentou-se sozinho sem ajuda de associações, sem a ajuda de ninguém. Apenas com um único objectivo: ser escutado! 
Contou-me que, no entanto, só foi recebido pelo bloco de esquerda e pelo PS! Fora questões partidárias pois os meus votos são em branco fiquei positivamente agradada pela intervenção do Dr. João Semedo (para quem não sabe, é médico) que pede esclarecimentos ao Governo sobre comparticipação de medicamentos para fibrose quística.
Sandra Campos


NOTICIA:
De acordo com o disposto no Despacho n.º 24/89, de 2 de Fevereiro, e na Portaria n.º 1474/2004, de 21 de Dezembro, os medicamentos necessários ao tratamento dos doentes afectados com fibrose quística são com participados pelo Escalão A e o seu custo integralmente suportado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), quando prescritos pelos serviços de medicina interna, pneumologia ou pediatria dos hospitais centrais ou pediátrico e dispensados pelos serviços farmacêuticos desses hospitais.
Os referidos diplomas não especificam grupos farmacoterapêuticos ou medicamentos específicos, pelo que se aplicam a todos os medicamentos comparticipados desde que destinados ao tratamento de doentes afectados com fibrose quística.
Tal entendimento é também expresso pelo próprio INFARMED, na sua página electrónica http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/MEDICAMENTOS_USO_HUMANO/AVALIACAO_ECONOMICA_E_COMPARTICIPACAO/MEDICAMENTOS_USO_AMBULATORIO/MEDICAMENTOS_COMPARTICIPADOS/Dispensa_exclusiva_em_Farmacia_Hospitalar, onde especifica que a dispensa em farmácia hospitalar, para situações de fibrose quística, abrange todos os medicamentos desde que comparticipados, sem custos para os doentes.     
Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, que um doente afectado com fibrose quística e que é seguido no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, recebe gratuitamente, através dos serviços farmacêuticos do hospital, apenas parte dos medicamentos que necessita, em razão da sua patologia. Em concreto, os serviços farmacêuticos do Hospital de Santa Maria têm-se recusado a dispensar-lhe medicamentos anti-asmáticos e broncodilatadores ou antibióticos para infecções respiratórias (por exemplo, azitromicina). Neste sentido, o Bloco de Esquerda questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre se confirma o Ministério
que medicamentos anti-asmáticos e broncodilatadores, assim como antibióticos para infecções respiratórias, necessários ao tratamento de complicações da fibrose quística, são abrangidos pelo disposto no Despacho n.º 24/89, de 2 de Fevereiro, e na Portaria n.º 1474/2004, de 21 de Dezembro, e, portanto, obrigatoriamente dispensados em farmácia hospitalar, sem custos para os doentes afectados com fibrose quística? Como justifica o Ministério da Saúde a existência de assimetrias nos medicamentos dispensados, através da farmácia hospitalar aos doentes afectados com fibrose quística, consoante o hospital onde estes são seguidos? Veja aqui neste link http://beparlamento.esquerda.net/media/PFibrosequistica.pdf as perguntas ao Governo.
Fonte: http://beparlamento.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=3519&Itemid=36

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar