PERGUNTA:
Bom dia, Sandra!
Encontrei seu e-mail na internet.
Meu nome é Fausta, sou de Brasília. Sou portadora de Hipertensão Arterial Pulmonar e já estou no Programa de transplante pulmonar para realizaçao de exames. Ainda não entrei na fila.
Tenho muitas dúvidas sobre pré e pós operatório e gostaria de tirá-las com um paciente.
Será que você pode me ajudar???
Aguardo contato, Fausta.
RESPOSTA:
Obrigada pelo seu mail. Antes de tudo quero transmitir-lhe a ideia que o Transplante Pulmonar é uma NOVA VIDA.
Também estive a oxigénio e em cadeira de rodas entre a vida e a morte e foi graças ao meu transplante pulmonar que estou viva e posso disfrutar o dia a dia como uma pessoa normal e fazer tudo como uma pessoa normal.
Se no Brasil, o sistema for igual à europa, em relaçao ao pre-operatório, nao há muito a dizer: é preciso acima de tudo fazer a fisiterapia respiratoria, comer e descansar, fazer o oxigénio recomendado e ter todos os exames pre-transplante feitos para que a Organizaçao de Transplantes avalie o processo clinico e dê a aprovaçao para entrar em lista. Por isso é muito importante que o seu pneumologista esteja muito atento a tudo e que a vá informando de tudo.
Ter todas as vacinas em dia; ter todos os dentes tratados pois podem ser um foco de infecçao no pós transplante.
O transplante nao tem dia nem hora marcada, tudo depende de se encontrar um orgao compativel entre dador e receptor. No caso da hipertensao pulmonar, o transplante tem que ser feito aos 2 pulmoes, o que por um lado até é melhor pois ficam ambos os pulmoes com maior capacidade respiratória e menor risco de infecçoes.
Em relaçao ao pós transplante, o que acontece é que se está aguns dias nos cuidados intensivos (o numero de dias depende da evoluçao de cada pessoa) e depois passamos a um quarto de isolamento. É neste quarto que todos os dias se vai fazendo a recuperaçao e a avaliaçao do transplante pela equipa médica. Também se começa aos poucos a fazer-se a fisioterapia respiratória e quando se tem alta tem que se ter o cuidado de seguir todas as recomendaçoes médicas, como por exemplo:
- Tomar todos os medicamentos a horas, especialmente os imunossupressores que sao medicamentos que baixam um pouco as defesas do organismo para que nao haja rejeiçao do orgao.
- Manter a fisioterapia respiratoria;
- Os alimentos devem ser todos muito bem cozinhados e os pratos e talheres todos de uso individual e bem lavados sempre;
- Fruta deve ser lavada com uma gota de lexivia de comida e descascada sempre;
- As refeiçoes durante os primeiros meses devem ser feitas à parte da familia (por exemplo no quarto de dormir, depois quando o médico disser deve-se passar a comer à mesa com a familia);
- Qualquer sintoma fora do normal, avisar sempre a equipa médica;
- Uso da máscara durante o 1º ano deve ser sempre em todo o lado, incluindo em casa (só começar a retirar a máscara de acordo com as recomendaçoes médicas);
- Dormir sozinho durante os primeiros meses ou se tem parceiro um dos dois tem que usar máscara durante a noite e dormirem de costas um para o outro;
- Durante os primeiros meses, nada de Beijos e deve ser feita uma higiene bocal de acordo com as recomendaçoes médicas. O parceiro a mesma coisa.
- Relaçoes sexuais com preservativo e só quando o médico disser;
- Vacinar sempre após o 1 ano de transplante;
- Os imunossupressores sao para toda a vida, sendo as quatidades definidas pelos médicos tal como as revisoes médicas;
- A máscara, ao final do 1º ano já se pode tirar, excepto se estás perto de pessoas constipadas ou se vais a locais de risco como hospitais.
Estas sao algumas das recomendaçoes mais importantes. No entanto estou sempre disponivel para responder a mais duvidas.
Um abraço e força,
Sandra Campos
Dedico este blog ao meu Transplante Pulmonar que me salvou a vida, no dia 9 de Maio de 2005 e ao meu Transplante Renal com dador vivo, no dia 25 de Março de 2015, ambos realizados no Hospital Juan Canalejo, na La Coruña, em Espanha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)
SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009
SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)
SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)
TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)
TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar
Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.
Olá, blogueiro (a),
ResponderEliminarSalvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude