segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Doenças respiratórias: sociedade científica quer maior relevância no Plano Nacional de Saúde



O presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) defendeu sábado uma coordenação para as doenças respiratórias no Plano Nacional de Saúde 2011-2016, para que haja capacidade de intervenção para travar o crescimento destas patologias.

“Será muito importante que as doenças respiratórias tenham uma coordenação nacional”, declarou à agência Lusa Carlos Robalo Cordeiro, frisando que “não tem tido esse empenhamento e esse envolvimento como eixo estratégico para a saúde, ao contrário do que no terreno a realidade demonstra”.

Para o presidente da SPP, que de domingo a terça-feira realiza um congresso em Coimbra, essa relevância no Plano Nacional de Saúde justifica-se a exemplo do que sucede com as doenças cardiovasculares, da saúde mental e oncológicas.

“A patologia respiratória é responsável por cerca de 30 por cento dos recursos das urgências hospitalares e uma grande percentagem do internamento e isso não tem tido reflexo nos eixos estratégicos, no suporte institucional, que a tem remetido para um plano secundário. A sua relevância não é só em termos de doença, mas no impacto dos âmbitos profissional e social”, acentuou.

Segundo Robalo Cordeiro, o Plano Nacional de Saúde que está a terminar obteve sucesso em determinadas áreas, com indicadores a melhorar, como nas doenças cardiovasculares, “porque houve muito empenhamento”.

O XXVI Congresso de Pneumologia e o VI Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia, com 600 participantes, a decorrer em Coimbra de domingo a terça-feira, abordará, entre outros assuntos, os resultados das medidas antitabágicas decididas pelo Governo que, na óptica do presidente da SPP, não provocaram uma diminuição no consumo de tabaco.

Sobretudo no sexo feminino e nas mulheres mais jovens, o consumo de tabaco tem aumentado, afirma Robalo Cordeiro, acrescentando que o grande benefício da medida legislativa foi proteger da exposição ao tabaco os não fumadores.

“Por isso, acabamos por ter uma prevalência de doenças respiratórias que não está a diminuir, nomeadamente aquelas que estão directamente relacionadas com o hábito tabágico”, sustentou, acrescentando que no caso do cancro do pulmão se registam anualmente 3500 novos casos.

Na sua perspectiva, deveriam reforçar-se as acções de prevenção ao consumo de tabaco, nos ensinos básico e secundário, “para que nunca se comece a fumar, porque depois é muito difícil deixar de fumar”.

No congresso, na próxima segunda-feira, será ainda apresentado o balanço da campanha da gripe A, numa conferência presidida por Francisco George, director-geral da Saúde.

Nesse mesmo dia será também feito o encerramento do “capítulo europeu do ano do pulmão”, numa sessão com o presidente da Sociedade Europeia de Pneumologia.
fonte: http://www.rcmpharma.com/news/10950/15/Doencas-respiratorias-sociedade-cientifica-quer-maior-relevancia-no-Plano-Nacional-de-Saude.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar