quarta-feira, 30 de março de 2011

O grande problema para um transplantado é que os imunossupressores nao podem ser tomados pelo principio activo (genérico) mas tem que se ter em conta a Marca do imunossupressor porque uma pequena diferença na gramagem pode alterar o nivel correcto do imunossupressor no corpo e colocar em perigo o orgao transplantado!

CDS volta a insistir na prescrição por princípio activo


O presidente do CDS-PP lamentou terça-feira que o acordo entre Estado e misericórdias tenha demorado um ano a concretizar-se e afirmou esperar que se concretize já a regra da prescrição dos medicamentos por princípio activo, avança a agência Lusa.

Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, Paulo Portas considerou importante que o Estado tenha assinado o acordo com as misericórdias, “elo qual o CDS lutou durante anos e que permite fazer mais operações e mais consultas a mais doentes e mais depressa”.

“Este acordo já podia estar em vigor há 367 dias se não houvesse – como houve – preconceito”, declarou numa crítica ao Governo sobre o processo de entendimento com a União das Misericórdias ao nível da prestação de cuidados de saúde.

No entanto, para Paulo Portas, apesar dos atrasos, “valeu a pena o CDS insistir [na concretização deste acordo] e não desistir”.

“O Governo comprometeu-se a fazer o acordo com as misericórdias em Março de 2010, depois em Maio de 2010, depois em Setembro de 2010 e acaba por fazer este acordo necessário só em Março de 2011. Se tivessem seguido a posição do CDS, já tinha havido um ano com mais operações e mais consultas feitas a mais doentes que precisam”, sustentou.

De acordo com Paulo Portas, “o CDS sempre disse que havia 13 hospitais das misericórdias que estavam subutilizados – este acordo vem reconhecer que o Estado pode fazer muito mais ao contratualizar com 12 dos 13 hospitais”.

“Quando a política de saúde é contratualizada e entre o Estado e o sector social, o preço por consulta e por cirurgia é igual ou inferior àquele que seria praticado nos estabelecimentos do Estado. Há um princípio de eficiência que defendo na saúde ou na educação que é o de máxima utilização das capacidades de instalação”, disse, antes de pedir mais um passo em frente ao nível destes programas entre Estado e sector social.

“Faremos tudo para que este acordo, que é mais ambicioso na área das consultas, venha a ser também mais ambicioso na área das cirurgias, porque isso permite reduzir significativamente listas de espera”, advogou o presidente do CDS.

“Deve passar a ser regra que a receita médica seja prescrita pelo princípio activo”

Na conferência de imprensa, o líder democrata-cristão disse ainda esperar que a proposta do CDS relativa à prescrição de medicamentos por denominação comum internacional, que se encontra em votação final, venha ainda a entrar em vigor nesta sessão legislativa.

“Deve passar a ser regra que a receita médica seja prescrita pelo princípio activo, o que significa que não é prescrita pela marca. Se há um genérico, tenho a obrigação de facilitar o acesso do doente a esse genérico e não o limitar ao medicamento de marca”, justificou.

Na perspectiva de Paulo Portas, caso esta prática seja obrigatória por lei, “tal será bom para o doente porque paga menos e é bom para o contribuinte, já que, garantindo saúde às pessoas, não se paga desperdício”.

“Com o CDS-PP sempre propôs, isto significa aproximar a legislação portuguesa do que se pratica no resto da Europa. Mais uma vez, em política de saúde, não se poupa no doente, mas pode poupar-se no desperdício!”, acrescentou.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/12584/15/CDS-volta-a-insistir-na-prescricao-por-principio-activo.html

1 comentário:

  1. Claro, claro, e o que vão gastar a mais do que actualmente com análises de controlo semanais porque os imunossupressores têm de ser constantemente avaliados para se encontrar um equilíbrio?! E o que vão gastar a mais com re-transplantes porque os imunossupressores genéricos não funcionam tão bem como o de marca, por ter níveis diferentes da substância?!

    Ah, pois é! Claro que isto é conversa para depois, agora vamos só fingir que vamos poupar matando uns quantos portugueses que se deram ao luxo de fazer um transplante!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar