quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MORREU ANTÓNIO PINTO SOUSA, irmao de José Socrates


Os meus mais profundos sentimentos a toda a familia pelo falecimento do António Pinto Sousa.
Este é um momento de enorme tristeza por infelizmente, desta vez, nao ter sido possível à fabulosa equipa toráxica do Juan Canalejo salvar uma vida.
Por nao ter sido possível encontrar novamente outro pulmao compatível para o António.
Por a saúde de António Pinto Sousa estar de tal forma comprometida que desde o principio se sabia que este transplante seria de alto risco.
Todos os esforços foram feitos pela Coordenaçao de Transplantes Galega, mas nao chegou a tempo o pulmao tao necessitado.
A minha tristeza também vem pelo facto de neste país à beira mar planatado (Portugal) tudo continuar na mesma no que diz respeito aos direitos dos doentes, por continuar a haver pessoas em Portugal a necessitar de um Transplante Pulmonar e a nao lhe ser dado oportunidade de sair do país, por determinados sistemas de saúde, como a ADSE, nao pagarem as suas dividas para com o “país vizinho e amigo” – como diz Maria Joao Aguiar (Autoridade para os Serviços de Sangue e Transplantaçao - JN 29 Julho) e assim ser possível a mais portugueses, que já têm os seus processos aprovados, conseguirem ir para a Corunha.
É uma tristeza que por falta de pagamentos estejam doentes a sofrer em Portugal. Somos uma vergonha de país!
Sinto uma enorme tristeza porque nestes momentos todos os nossos medos (nós os já transplantados) saem e pairam no ar como nuvens cinzentas cargadas de chuva! E estes medos demoram a passar. Na realidade nunca passam, apenas por vezes, estao mais atenuados, por cada dia que acordamos e estamos bem e podemos dar graças a Deus porque tivemos a imensa sorte de fazermos um Transplante Pulmonar que está a correr bem.
Sinto uma enorme tristeza por nao ter aquele abraço que tanto necessitava num momento destes! E acabo por chegar à triste conclusao que este sentimento que temos neste momento e as lágrimas que derramamos por muito poucos sao realmente entendidas.
Sandra Campos


Morreu irmão de José Sócrates

13h22m

António José Pinto de Sousa, irmão de José Sócrates, morreu esta quarta-feira, vítima de doença pulmonar. Estava internado num hospital da Corunha, em Espanha.
 
foto ARQUIVO JN
Morreu irmão de José Sócrates
António José Pinto de Sousa
 
Em 2008, o irmão mais novo do ex-governante tinha sido submetido a um transplante de um pulmão, no mesmo hospital. Sofria de fibrose pulmonar.
Já este ano, uma nova recaída, que afectou o outro pulmão, levou-o ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde esteve internado por mais de um mês. Foi transferido há duas semanas para a Corunha e, nos último dias, tomou-se a decisão de tentar um novo transplante, desta vez do pulmão ainda atacado pela doença. António Pinto de Sousa estava em coma induzido, na Corunha, onde esperava um dador compatível. Tinha 49 anos.
José Sócrates esteve nos últimos dias na Corunha, a acompanhar de perto a doença do irmão. O corpo já terá sido autopsiado e está a caminho do Estoril, onde deverá chegar ao fim da tarde.
Em Julho, José Sócrates já tinha sido atingido por outra tragédia familiar, quando morreu o seu pai. O seu irmão, que hoje faleceu, já não compareceu no funeral.



Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1943284

1 comentário:

  1. Boa noite, a morte de qualquer pessoa é sempre de lamentar. A minha mãe que na proxima 5ºf (31 de Outubro) faria 71 anos e morreu em Maio devido a uma fibrose pulmonar. Apesar de uma pessoa saudável e cheia de vida, nunca teve a oportunidade de um transplante "por causa" da idade. É vergonhoso o que se passa neste país. Sei que o pulmão é um dos orgãos mais dificeis de encontrar, mas não posso aceitar que mais nada de faça. Morrem pessoas válidas, com muito para dar e que fazem muita falta às suas famílias. Os meus sentimentos a todos os que tem de passar por este sofrimento.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar