Os Centros de Saúde Espanhois (CAP) sao verdadeiros pequenos hospitais - onde há todas as especialidades médicas tanto para adultos como para crianças e onde se podem fazer todos os tipos de exames, analises, radiografias, etc, etc.
Funcionam bem, sao limpos, atendem as pessoas a tempo, sao simpáticos e SABEM O QUE FAZER COM UM TRANSPLANTADO!
E só se nao há mesmo nada a fazer, entao enviam o paciente até ao hospital da especialidade.
Pois para quem ainda acredita na sustentabilidade do SNS em Portugal, melhor começar a pensar que até para os Centros de Saúde (Atençao Primária) seria bom copiar o MODELO ESPANHOL.
Sandra Campos
As opiniões dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) dividem-se: uns consideram que funciona bem; outros que “está péssimo”.
As utentes Laura Gonçalves e Marta Freitas elogiaram o SNS em declarações à Lusa: “Conheço vários países e acho que o SNS é bom. Podemos dar os parabéns porque acho que é óptimo. Estive na Suíça e não existe SNS, mas sim seguros pagos pelos contribuintes, refere Laura, utente do Centro de Saúde do Lumiar, em Lisboa, acrescentando que “é pena estar a retroceder nos direitos que tínhamos; talvez não seja justo a maneira como o SNS está, devíamos ajudar os que precisam.”
Marta Freitas, utente do Centro de Saúde de Sete Rios, também em Lisboa, explicou a sua boa opinião: “Sou muito bem atendida nos hospitais e centro de saúde, na marcação de consultas, não tenho nada que reclamar."
Entre as críticas mais ouvidas estão as muitas horas de espera, a falta de médicos e os cortes nos benefícios.
Fátima Pereira, funcionária do Centro de Saúde de Sete Rios, tem uma opinião diferente. ”As coisas não estão a correr bem com a saúde e há coisas que estão a começar a falhar e os utentes é que vão pagar", disse, acrescentando que “as coisas têm piorado e têm tendência a piorar cada vez mais, pois estão a tirar benefícios aos que têm necessidades e pensões muito baixas, como os diabéticos".
Carla Falcão, utente do Centro de Saúde do Lumiar, mostrou o seu desagrado pelas “muitas horas de espera".
Hoje comemora-se pela terceira vez o Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde, data que visa fazer o balanço do SNS, criado em 1979 por proposta do então ministro António Arnault.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/utentes-divididos-quanto-ao-servico-nacional-de-saude
Sem comentários:
Enviar um comentário