sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Transplantes hepáticos: bebé de Gaia é a primeira criança em avaliação

10/02/2012 - 08:28
Uma bebé de Gaia é a primeira criança em avaliação para transplante do fígado no Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), ao abrigo da reactivação do programa nacional, que permitirá cirurgias a partir de 15 de Março, avança a agência Lusa.

Depois da interrupção do programa, em Julho de 2011, que obrigou ao encaminhamento das crianças a transplantar para o Hospital La Paz, em Espanha, trata-se da primeira avaliação pré-transplante, processo iniciado quarta-feira e que demora dois a três dias, disse esta quinta-feira a médica hematologista Isabel Gonçalves.

A criança sofre de uma atrésia das vias biliares, doença que representa 30 por cento dos transplantes hepáticos pediátricos, 60 por cento dos quais são bebés com menos de dois anos de idade, explicou.

“É uma criança estável e que poderia estar na faixa dos três a seis meses (de urgência de transplante), mas provavelmente teremos que a considerar mais urgente se não conseguirmos controlar o prurido, que é uma comichão horrível em que a criança se coça dia e noite e que, em termos de qualidade de vida, é muito má”, disse.

A bebé já tinha sido avaliada em Espanha, ao abrigo do protocolo que permite a realização dos transplantes naquele país enquanto não forem retomados em Portugal, e, segundo a pediatra, não há compatibilidade de nenhum dos pais para poder ser dador do órgão que ela necessita.

Em lista de espera para transplante estão seis crianças portuguesas, entre as quais dois gémeos, e, segundo a médica, "em nenhum dos casos" há possibilidade de dador vivo, por contra indicações dos pais.

Em Espanha, estão quatro crianças, duas a aguardar por um fígado e duas a recuperar da cirurgia, acrescentou.

Segundo a médica, o processo das crianças que se encontram em Espanha e que ficarão também em lista de espera em Portugal, “está a ser resolvido pelo Ministério da Saúde”.

“Do ponto de vista clínico, não tenho nenhuma informação recente sobre elas”, disse a médica, explicando que, “quando uma criança tem algum grau de emergência não deve andar a ser transportada”.

A data de 15 de Março é “apenas indicadora” do regresso dos transplantes a Portugal (no centro do HPC), já que apenas podem ser programados aqueles em que há um dador vivo.

Questionada por jornalistas sobre a capacidade de a equipa que assegurará o programa estar em condições de realizar um transplante de emergência antes de 15 de Março, a pediatra disse que, embora não sendo essa a sua área, acredita que a mesma estará habilitada para eventual necessidade.

Os transplantes vão ser assegurados por uma equipa liderada por Emanuel Furtado, o único especialista nesta área em Portugal, que retoma as cirurgias depois de ter saído dos Hospitais da Universidade de Coimbra para outra unidade hospitalar, factor que motivou a suspensão do programa em Portugal e encaminhamento dos doentes para Espanha.

A equipa espera poder contar, a curto prazo, com uma psicóloga, elemento considerado por Isabel Gonçalves como “muito importante na ajuda aos pais e sobretudo aos (pacientes) adolescentes”.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/10-02-12/transplantes-hepaticos-bebe-de-gaia-e-primeira-crianca-em-avaliacao

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar