quinta-feira, 8 de março de 2012

Diálise: falta controlo de qualidade e pode piorar no futuro

08/03/2012 - 10:51


Um estudo da Associação Nacional de Centros de Diálise (Anadial) alerta para a falta de controlo de qualidade das clínicas que prestam este serviço e para a urgência de criar mecanismos de regulação, avança a agência Lusa.


Realizado pela Ernest and Young, a pedido da Anadial, o estudo será divulgado esta quinta-feira, Dia Mundial do Rim, em Lisboa.


"Se a tendência do regulador se mantiver no sector, com reduções sequenciais adicionais do preço compreensivo, a qualidade e o desempenho dos serviços de diálise serão afectados de modo adverso no futuro”, lê-se numa das conclusões da investigação, a que a Lusa teve acesso.


Os autores sublinham que "alguns accionistas de empresas de diálise em Portugal referem que existem importantes diferenças entre as clínicas. Enquanto a maior parte das clínicas presta serviços de qualidade óptima, alguns prestam serviços de qualidade ligeiramente inferior”.


São os próprios accionistas que sublinham que, “até à data, as autoridades de saúde não implementaram quaisquer programas de controlo de qualidade para as clínicas que prestam serviços de hemodiálise”.


Perante este cenário, consideram “importante estabelecer no curto prazo mecanismos para regular a monitorização da qualidade do serviço, de modo a proporcionar uma atenção mais homogénea em todo o território”.


Alguns indicadores que constam do estudo referem que a prestação de serviços de hemodiálise em Portugal divide-se em centros privados (89 por cento) e públicos (onze por cento).
“Enquanto que os centros não hospitalares fornecem diagnóstico, monitorização e serviços de hemodiálise aos doentes, são as unidades hospitalares que se encarregam de receber e tratar doentes com indicação para internamento hospitalar devido a comorbilidades ou casos especiais para quem o tratamento ambulatório está contra-indicado”.


De acordo cm o mesmo documento, existem 121 centros de hemodiálise no país, distribuídos entre a região Norte (42), Centro (22), Grande Lisboa (40), Alentejo (8) e Algarve (4) e correspondendo a 1,13 centros por cada 100.000 habitantes.



Referem os autores que, “nos últimos dois anos, o enquadramento legal dos cuidados de saúde sofreu alterações substanciais em Portugal devido a reformas recentes no sector. A área da diálise não foi uma excepção e os preços de comparticipação para a diálise sofreram uma diminuição importante (14,2 por cento) no último ano, de 547,94 euros para 470,09 euros por doente/semana”.


Em 2011, “o Governo alcançou um acordo com a ANADIAL para incluir os custos com o acesso vascular e com as transfusões no preço da hemodiálise, com um efeito directo consequente sobre as margens operacionais dos operadores privados (menos quatro por cento)”.


“Todas estas reduções de preços colocam o sector privado da diálise em Portugal numa situação crítica, podendo conduzir a uma diminuição da qualidade global do serviço, assim como a uma potencial redução do número de prestadores de serviços”, lê-se nas conclusões do estudo.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/08-03-12/dialise-falta-controlo-de-qualidade-e-pode-piorar-no-futuro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar