quinta-feira, 8 de março de 2012

Projecto para reduzir infecções em doentes transplantados recebe prémio internacional

08/03/2012 - 08:25

Um grupo de cientistas portugueses está a procurar formas de aumentar a imunidade de doentes submetidos a transplantes de medúla óssea de dador não familiar, para reduzir a infecção pelo citomegalovirus, uma investigação distinguida com prémio internacional, avança a agência Lusa.

O projecto desenvolvido por João Forjaz de Lacerda e Rita Azevedo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Hospital de Santa Maria e Instituto de Medicina Molecular, é um dos dois trabalhos de investigadores portugueses que hoje vão receber 15 mil euros cada, através das bolsas Terry Fox.

Para cumprir o sonho de Terry Fox, o jovem canadiano que atravessou o país a pé para angariar fundos destinados à investigação na área do cancro, são distinguidos em Portugal o projecto no âmbito do transplante de medula óssea para doenças oncológicas e o estudo da relação entre as alterações centrossomais e a pior evolução do cancro da mama.

Este projecto surge no âmbito de "um protocolo de transplante de doentes maioritariamente com doenças hemato-oncológicas que necessitam de um transplante de médula óssea e que não têm um dador na família, sendo necessário recorrer a dadores dos registos internacionais", explicou à Lusa João Forjaz de Lacerda.

A opção por dadores não familiares "é mais complexa do que o transplante tradicional de irmão compatível, que é o dador desejável, e acarreta mais complicações infecciosas entre as quais a reactivação de um vírus que todos temos, mas para o qual temos vigilância, o citomegalovirus".

Nos pacientes transplantados, as defesas para o citomegalovírus, "estão diminuídas, e mais ainda nos doentes submetidos a transplante de dador não familiar", especificou o especialista.

A proposta deste estudo é "realizar uma análise detalhada da imunidade específica para este vírus que vai emergir após o transplante e encontrar formas de manipular o sistema na fase pós transplante para aumentar a imunidade através da infusão de células específicas", referiu João Lacerda.

Através da tecnologia a desenvolver e do conhecimento acumulado, o objectivo é "diminuir a incidência da reactivação do citomegalovirus, após o transplante", especificou.

Por outro lado, o investigador acrescentou que, "quando a reactivação surgir, pode ser debelada de uma forma mais precoce e mais eficaz".

O prémio é "um incentivo importante" para o projecto que tem já resultados preliminares, mas irá ser desenvolvido nos próximos dois a três anos.

Em média, cerca de metade dos doentes transplantados de dador não familiar tem reactivação do citomegalovirus, um vírus muito comum que, na maior parte dos casos, antes de dar sintomas, "é detectado e tratado e não chega a ter consequências graves".

Num número diminuto destes doentes "pode haver uma infecção respiratória grave com consequências mais complicadas e são estas situações que se pretendem combater", realçou João Lacerda.
Os tratamentos com células "são mais uma arma terapêutica porque existem fármacos muito activos contra o citomegalovirus e que os centros de transplante utilizam por rotina", esclareceu ainda o especialista.
A entrega das bolsas, resultantes dos fundos angariados na XVI Corrida Terry Fox Portugal, em Maio de 2011, conta com a presença da embaixadora do Canadá, Heidi Kutz, da presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC)-Núcleo Regional Sul, e de um representante da Roche Farmacêutica.

fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/id/08-03-12/projecto-para-reduzir-infeccoes-em-doentes-transplantados-recebe-premio-inte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar