sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ministérios da Saúde e Educação lançam campanha nas escolas sobre malefícios do tabaco

12/10/2012 - 14:05

Os ministérios da Saúde e da Educação vão lançar, até final do ano, uma campanha nacional nas escolas sobre os malefícios do tabaco para “desencorajar” os jovens de fumar e diminuir o número de novos fumadores, foi anunciado esta sexta-feira, avança a agência Lusa.

A informação foi avançada à Lusa pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Leal da Costa, no final da assinatura de um protocolo entre a Fundação Champalimaud e a Fundação Portuguesa do Pulmão, em Lisboa.

“Vamos iniciar um conjunto de medidas em colaboração com o Ministério da Educação, de nível nacional, no sentido de esclarecer os jovens em idade escolar, em particular os do ensino secundário, desencorajá-los e informá-los dos malefícios do tabaco e com isso diminuir o número de novos fumadores”, explicou Leal da Costa.

São campanhas de prevenção e divulgação junto das escolas no sentido de aumentar o grau de conhecimento dos estudantes e dos professores relativamente ao malefício do tabaco.
“Os jovens são um bom agente de disseminação de conhecimentos de saúde pública, porque os transmitem em casa e poderão encorajar os seus pais a progressivamente abandonarem o vício do tabaco”, comentou, lembrando que o tabaco é a primeira causa de morte prevenível em todo o mundo.

Leal da Costa adiantou que “o Governo prepara-se para introduzir um conjunto de alterações no sentido de levar à diminuição progressiva dos espaços para fumadores” e que a nova lei do tabaco irá ser submetida à aprovação no Parlamento “o mais tardar em janeiro de 2013”.

Relativamente aos espaços para fumadores, o governante garantiu que as alterações serão feitas “respeitando todos aqueles que têm cumprido a lei existente e que fizeram investimentos nesse sentido”.

Será também uma oportunidade de verificar quem é que na realidade está a cumprir a lei e avaliar a qualidade dos sistemas para a remoção do fumo do tabaco existentes, que “obviamente sabemos que é muito insuficiente”, disse.

A nova lei do tabaco prevê que os novos espaços na área da restauração e diversão nocturna não tenham zonas para fumadores.

“Apesar de existir uma moratória” a intenção é que “progressivamente os espaços para fumadores desapareçam”, até porque é esperado que “o número de fumadores seja cada vez menor” e, provavelmente, estes espaços serão cada vez menos necessários.

O objectivo das autoridades de saúde é “ter uma população em que o número de fumadores seja apenas residual”, afirmou.

Leal da Costa avançou ainda que há um conjunto de medidas que vão ser implementadas para ”apoiar todos aqueles que querem deixar de fumar”, nomeadamente o reforço das consultas de cessação tabágica e o estabelecimento de um acordo com uma instituição europeia de ex-fumadores (ex-smokers) para apoiar quem deixou o vício.

“Nós sabemos que hoje em dia a maioria dos portugueses [mais de 80 por cento] já não fuma. Essa maioria tem de fazer um esforço grande no sentido de levar a minoria que ainda fuma a abandonar o hábito, que faz mal à sua saúde e ao Serviço Nacional de Saúde”.

Os custos consequentes do fumo do tabaco para o Estado são “assustadores”, disse.

“Em contas feitas em 2007 representavam cerca de 495 milhões de euros por ano. Esta sexta-feira em dia, provavelmente, é mais do que isso”, observou.

Leal da Costa destacou ainda a importância do aumento da carga fiscal sobre o tabaco para desincentivar as pessoas de fumar: “É uma política que tem claramente uma índole da promoção da saúde e prevenção da saúde”.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/12-10-12/ministerios-da-saude-e-educacao-lancam-campanha-nas-escolas-sobre-malefic

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar