quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Portugal - Campanha “Doar um rim faz bem ao Coração” reforçada

28/02/2013 - 08:11

A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) reforça a sua campanha “Doar um rim faz bem ao Coração!”, com a assinatura de um Protocolo de Cooperação, no dia 8 de Março, com a Associação Nacional de Centros de Diálise (Anadial) e a Diaverum, responsável por 24 clínicas de hemodiálise em Portugal, avança comunicado de imprensa.

A assinatura do protocolo entre as três entidades irá ocorrer no auditório do Hotel da Estrela, em Lisboa, e visa sensibilizar a população para doar órgãos em vida.

Esta campanha de sensibilização pretende congregar esforços da comunidade transplantadora e de outros grupos de profissionais da saúde ligados à problemática da Insuficiência Renal. O seu início verificou-se a 20 de Julho de 2012 e prolongar-se-á até ao final de 2013.

No quadro de apoio à SPT, a Diaverum irá distribuir nos seus 24 centros de diálise material informativo sobre o âmbito desta campanha, o mesmo acontecendo através da Anadial em relação às clínicas dos seus associados. As duas instituições vão ainda contribuir com um donativo para a SPT.


A taxa de transplantes renais de Portugal é superior à média europeia; em 2009 estava mesmo no topo da transplantação renal, a partir de dador cadáver. No entanto, a transplantação renal de dador vivo tem uma expressão relativamente baixa, representando apenas cerca de 10% do total de transplantes renais efetuados. A SPT, a Diaverum e a Anadial, conscientes desta realidade, unem esforços para aumentar a sensibilização dos profissionais de saúde, dos doentes e das suas famílias e esperam contribuir para o aumento da doação renal em vida em Portugal.

Fernando Macário, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação considera: “Uma sociedade mais informada é uma sociedade mais solidária! Também no tratamento da insuficiência renal crónica esta frase se justifica pois mais informação e de melhor qualidade em relação à transplantação renal de dador vivo permitirá vencer barreiras porventura ainda existentes. A cooperação da Diaverum e da Anadial são contributos inestimáveis nesta campanha ao abrirem as portas das clínicas de diálise a mais e melhor informação sobre a transplantação renal de dador vivo”.

Sobre esta cooperação, César Silva, presidente da Anadial e director-geral da Diaverum afirma; “Na Anadial e na Diaverum, apoiamos todas as iniciativas que dignifiquem e coloquem Portugal no topo em cuidados de saúde. Todos os doentes que deixam as nossas clínicas por terem sido transplantados são motivo de enorme satisfação e orgulho  no trabalho desenvolvido".

A campanha “Doar um rim faz bem ao Coração” assenta na ideia de que “todos os dias há portugueses a perder qualidade de vida porque estão à espera de um órgão. Ao doar um órgão em vida está a decidir por si dar qualidade a essas vidas… e isso faz bem ao coração”.

A Sociedade Portuguesa de Transplantação é uma associação sem fins lucrativos e de natureza privada, que visa estimular a investigação e o desenvolvimento de todos os tipos de transplantações de órgãos, tecidos ou estruturas celulares em Portugal.

A Anadial é uma associação de empregadores que representa as empresas que se dedicam  ao fornecimento de cuidados médicos e assistência personalizada aos doentes com insuficiência renal.
A Diaverum dedica-se à prestação de cuidados médicos e assistência personalizada aos doentes com insuficiência renal, mantendo uma relação de colaboração e parceria próxima, com as associações de apoio a doentes com este tipo de patologia e com profissionais de saúde.


Evento: Assinatura do protocolo entre SPT, Diaverum e Anadial
Data: 8 de Março de 2013, pelas 11:00
Local: Hotel da Estrela (Auditório)
Mais Informações:
Sociedade Portuguesa de Transplantação
www.spt.pt

Campanha “Doar um rim faz bem ao coração”
www.doaremvida.com

Diaverum
www.diaverum.com

FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar