06/03/2013 - 12:37
O transplante de rim oriundo de dador vivo ainda tem uma expressão “relativamente baixa” em Portugal, situação que uma campanha de sensibilização, que vai ser apresentada sexta-feira, visa alterar, avança a agência Lusa.
A campanha irá resultar de protocolos entre a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), a Associação Nacional de Centros de Diálise (Anadial) e uma empresa de assistência a doentes com insuficiência renal.
A campanha, intitulada “Doar um rim faz bem ao Coração”, será lançada sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, e visa “a sensibilização dos profissionais de saúde, dos doentes e das suas famílias” para o aumento da doação renal em vida em Portugal.
A SPT indica que a transplantação renal de dador vivo tem uma expressão “relativamente baixa, representando apenas cerca de 10 por cento do total de transplantes renais efectuados”.
Para o presidente da SPT, Fernando Macário, “mais informação e de melhor qualidade em relação à transplantação renal de dador vivo permitirá vencer barreiras porventura ainda existentes”.
“Uma sociedade mais informada é uma sociedade mais solidária”, disse.
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