quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Futuro das dádivas de sangue não está garantido

13/11/2013 - 08:15

O presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação afirmou esta terça-feira que o futuro das dádivas de sangue não está garantido, porque as gerações não se renovam, razão pela qual foi lançada uma plataforma para captar novos dadores, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.

Helder Trindade falava à Lusa a propósito do lançamento da plataforma 'Dador', que apela à dádiva de sangue através das novas tecnologias, incluindo uma aplicação para telemóvel, uma aplicação para Facebook e um website, fornecendo informações sobre o estado da reserva nacional de sangue, os grupos sanguíneos mais procurados em cada momento e os locais mais próximos para a dádiva.

"A plataforma pode ser descarregada para smartphones e iphones e tem duas vertentes. Uma diz respeito a diverso tipo de informação para os dadores -- como as perguntas mais frequentes, testes para avaliar e dizer se a pessoa pode ser dador, indicação do estado das reservas e a quantidade de sangue necessário", explicou.

A outra vertente desta plataforma é o facto de estar ligada por via GPS aos locais onde há colheita, o que permite conduzir os dadores directamente aos postos de colheita e inclusivamente revelar postos móveis que possam estar menos visíveis, como uma carrinha escondida atrás de um edifício, acrescentou.

"A plataforma tem também um aspecto interessante para os jovens: criámos jogos online, atribuindo medalhas e pontos, para cativar os mais jovens para esta causa", explicou.

O presidente do Instituto Português do Sangue (IPST) explicou que o objectivo é continuar a procurar dadores mais jovens, porque "o futuro não está garantido".

Este ano, o IPST contabilizou até final do mês de Agosto deste ano 15.200 novos dadores com menos de 35 anos.

"É um número significativa mas que não nos deixa ficar tranquilos, porque a população está envelhecida, os nascimentos não estão a aumentar e temos a emigração, por isso temos que trabalhar mais no sentido de os jovens darem mais para manter no futuro dádivas de sangue", disse.

Ainda nesse sentido, o IPST tem trabalhado junto das universidades e dos call-center, não só para angariar novos dadores, mas também para tentar fidelizar estes novos dadores deste ano e torná-los dadores regulares.

Falando das reservas actuais, Helder Trindade revelou que este tem sido um "ano calmo" e que esta é uma fase "bastante boa", com 16 mil unidades a nível nacional e cerca de 10 mil unidades no IPST.

Ainda assim, "estes números não nos permitem descansar. Contamos que esta nova plataforma nos ajude no final de ano [período sempre crítico para as dádivas]. Procuramos também novos locais e períodos diferentes de colheita", revelou.

O presidente do instituto está já a antever o período de quebra de dádivas que acontece sempre perto do natal, mas ainda assim com alguma tranquilidade, pois as actuais reservas estão bastante longe dos "números críticos" atingidos em 2011, com oito a nove mil unidades de reserva a nível nacional e cerca de três mil no IPST.

FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar