quinta-feira, 17 de setembro de 2009

DN - António Pinto Sousa e Sandra Campos - (Fonte: DN-SAPO) 16.09.2009


António deixou a promessa de, juntamente com Sandra Campos, outra portuguesa que há cinco anos foi transplantada no Hospital da Corunha, vir a formar uma associação de nível nacional para doentes com fibrose pulmonar.
"Irmão de Sócrates criticou listas de espera.
Transplantado com um pulmão de um jovem de 14 anos, António de Sousa foi ao programa de Fátima Lopes e prometeu criar associação de apoio a doentes com fibrose pulmonar.
Submetido a um transplante pulmonar há pouco mais de um ano, António José Pinto de Sousa, irmão de José Sócrates, esteve ontem no novo programa de Fátima Lopes, na SIC, Vida Nova. Além de recordar a sua experiência pessoal, desde os primeiros sinais da doença em 2007 até ao tratamento em ambulatório que ainda hoje tem de fazer, António deixou a promessa de, juntamente com Sandra Campos, outra portuguesa que há cinco anos foi transplantada no Hospital da Corunha, vir a formar uma associação de nível nacional para doentes com fibrose pulmonar. "Não morri porque não era a minha hora", conta António de Sousa que depois do diagnóstico foi seguido em Santa Maria, pela médica Ana Cristina Mendes. Continuou a trabalhar e a ir às aulas, com a ajuda de uma garrafa de oxigénio, com autonomia de quatro horas. Fez questão de dizer que "as listas de espera dos transplantes são invioláveis no mundo inteiro" e que imagina a aflição do irmão e da mãe porque já haviam perdido uma irmã anos antes. António foi por fim transplantado com um pulmão de um jovem de 14 anos. Confrontado com uma situação de duas irmãs, cuja mãe está a ser tratada com cortisona há cinco anos por causa de uma fibrose pulmonar, e a quem dizem que não há qualquer hipótese de ser transplantada, António foi rápido no conselho: "Não aceitem isso como resposta. Há que procurar quem é responsável pelos transplantes".

http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1363848&seccao=Televis%E3o

Sandra Campos
Nota: A todos que me escrevem a pedir ajuda, por favor identifiquem-se, dando-me os vossos mails para sandraalvescampos@gmail.com, caso contrário não consigo entrar em contacto. Obrigada,
Sandra Campos


3 comentários:

  1. Bem em primeiro lugar gostava de saber como é que o Sr.Antonio sabe que o dador é um jovem de catorze anos , se os dados dos dadores sao confidenciais ? Bem mas isto é um aparte !

    Acho muito bem que fundem uma associação de transplantados , tenho conhecimentos de varios transplantados portugueses em Portugal e em Espanha e alguns nao tem muitos conhecimentos de alguns cuidados .

    Á uns dias vi aqui no seu blog uma 'acusação' que nao davam oportunidade a uma senhora de 53 anos de viver (se nao me engano a idade) e agora diz que cometeram um erro em transplantar uma pessoa entubada , portanto acho que essa pessoa tambem tem direito a viver . Assim está a contradizer-se .

    E como sabe o Sr.Antonio Sousa tambem ele estava entubado e foi-lhe dado a oportunidade de viver .
    e felizmente está bem , mais um caso de sucesso na nossa Peninsula .

    Continuação de uma optima recuperação para si , Muitos beijinhos ,
    cristina silva

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Venho escalrecer os seus pontos.
    1) Por lei é possivel saber a idade, sexo e o hospital do dador e NADA MAIS.
    Por exemplo eu sei que o meu dador foi uma rapariga de 30 anos de Vigo e nao sei nada mais.
    2)O que disse sobre a senhora de 53 anos é que não lhe dão direito a uma 2ª opinião médica. Todos temos direito a uma 2ª opinião médica. E nenhum pneumologista pode dizer "vamos desistir do transplante" sem enviar a pessoa a Santa Marta para ter a 2ª opnião. FOI ISSO QUE EU DISSE.
    3)Em relação ao António, como pode ter visto no programa, a infecção que tinha foi curada para então (e só então) fazer o transplante. Não foi uma situaação em que à partida sabiam que não ia resultar. Entende agora?
    É muito diferente de enviar uma pessoa para transplante e saber que NUNCA vai sobreviver, tanto que foi que já faleceu.

    E agradeço-lhe a força que nos envia para a recuperação.
    Obrigada,
    Sandra Campos
    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Sandra preciso da vossa ajuda. Tenho Fibrose Quistica, ja estou numa fase em que necessito do transplante para "ontem" e fui proposta para Coimbra. O processo foi estudado e fui á consulta de pré transplante onde me disseram que nao tem equipa formada e que o mais provavel é ter de esperar, o que me é impossivel na situaçao em que me encontro pois estou a piorar de dia para dia. Passo mais tempo no hospital que em minha casa. A soluçao é proporem-me para Santa Marta, mas so o podem fazer quando tiverem mesmo a certeza que nao vao formar equipa este ano, o que pode levar meses. E depois novamente todo o processo, estudar dossies, consulta de pre transplante e o pior, tempo de espera. Tenho 22 anos e um irmao que foi transplantado em França em 2004, tambem aos pulmoes com fibrose quistica e quando me disseram que precisava de transplante eu fui a França pedir uma 2ª opiniao e eles confirmaram o diagnostico. Como o meu irmao esta a ser seguido lá eles disponibilizaram-se a aceitar-me como paciente, o que me deixou aliviada porque ja conheço toda a equipe e estou mais segura porque tenho um caso de sucesso em casa saido das maos deles. Mas quando voltei e perguntei ao medico se haveria possibilidade de ir para lá ele disse que nao sabia. Em Coimbra demonstrei a minha vontade de ir para Paris e disseram que era impossivel. Sei que foste transplantada na Corunha e o Sr. Antonio de Sousa tambem, gostaria de saber como fizeram para lhes ser concedida a autorizaçao para se deslocarem para fora do pais e se posso ter esperanças. Agradecia a ajuda. Responda para betaboviao@gmail.com Obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar