terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Santa Maria: farmacêutico e técnica incorrem em pena de 2 a 10 anos de prisão (Fonte RCM Pharma 16.12.2009)


Santa Maria: farmacêutico e técnica incorrem em pena de 2 a 10 anos de prisão

O farmacêutico e a técnica de farmácia e diagnóstico acusados de ofensa à integridade física grave no caso da cegueira de seis doentes no Hospital de Santa Maria incorrem numa pena de dois a 10 anos de prisão, avança a agência Lusa.

O Ministério Público acusou terça-feira um farmacêutico e uma técnica de diagnóstico e terapêutica (área de farmácia), pela prática, na forma de dolo eventual, de seis crimes de ofensa à integridade física grave.

No artigo 144 do Código Penal pode ler-se que "quem ofender o corpo ou a saúde de outra pessoa de forma a tirar-lhe ou afectar-lhe, de maneira grave, a capacidade de trabalho, as capacidades intelectuais (...) ou a possibilidade de utilizar o corpo, os sentidos ou a linguagem é punido com uma pena de prisão de dois a dez anos".

Segundo a acusação, a troca de medicamentos "terá sido provocada por falta de cumprimento dos deveres impostos pelo manual de procedimentos", dando origem à aplicação errada de um fármaco que, aplicado nos olhos, provocou "lesão grave ou morte das células com produção de cegueira".

Ambos os arguidos estão sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Inspecção-geral deverá abrir processos disciplinares

A Inspecção-geral das Actividades em Saúde (IGAS) deverá abrir processos disciplinares para averiguar as responsabilidades dos profissionais de farmácia acusados pelo MP no caso da cegueira de Santa Maria, anunciou a ministra da Saúde.

De acordo com a responsável, o organismo que tem acompanhado este processo, a IGAS, "irá eventualmente abrir um processo disciplinar para averiguar as responsabilidades de cada um daqueles profissionais" de saúde.

Ana Jorge recordou que o medicamento obriga a "uma linha de preparação até chegar ao doente".
Sobre eventuais indemnizações, a ministra Ana Jorge foi prudente: "Neste momento não tenho nenhuma informação. Temos de aguardar. Tenho que falar com o Hospital Santa Maria".

O presidente da Comissão de Acompanhamento do caso, que tem a missão de avaliar os eventuais danos e respectivo ressarcimento, reconheceu que será “muito difícil” provar que existiu dolo eventual neste caso.

Em declarações à agência Lusa, o juiz Eurico Reis ressalvou ainda que as conclusões do Ministério Público não afectam as conclusões da comissão a que preside e que deverão ser conhecidas em Março.

Cegos expectantes

Os doentes que ficaram cegos após a intervenção cirúrgica no Hospital Santa Maria manifestaram-se expectantes com o desenvolvimento do caso, após conhecerem a acusação do Ministério Público.

“A notícia era esperada desde a altura em que soubemos que tinham sido funcionários que causaram a nossa cegueira”, disse à agência Lusa, Walter Lago, que ficou cego dos dois olhos e é o único dos seis doentes que permanece internado.

O doente está expectante sobre a pena que será aplicada a estes profissionais e lamenta a “situação muito difícil” em que ficou: “destruíram praticamente a minha vida. As pessoas quando têm alguma responsabilidade nos seus trabalhos têm de ter mais cuidado”.

Em termos de recuperação da visão, o doente diz que permanece na mesma, já tendo perdido a esperança de voltar a ver. “Com tantos especialistas que já passaram por mim e os tratamentos que já fiz e continuo na mesma, a esperança desvanece-se”, confessa o doente.

Os seis doentes perderam a visão após uma intervenção oftalmológica ocorrida a 17 de Julho no hospital de Santa Maria em Lisboa. Em causa esteve a troca do medicamento que lhes deveria ter sido injectado, o Avastin®, por outro produto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar