Bactérias matam 1600 em hospitais
Todos os anos mais de 1600 doentes morrem nos hospitais portugueses vítimas de infecções hospitalares adquiridas durante o internamento, de acordo com dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS), divulgados pelo Correio da Manhã.
Dados da DGS de 2003 – o último ano disponível – revelam que morreram, nesse ano, 1624 doentes pelo agravamento de infecções adquiridas nos hospitais.
Uma das mais recentes vítimas destas infecções hospitalares terá sido José Rafael de Carvalho. A família conta ao CM que o doente entrou na Unidade de Psiquiatria do Hospital Distrital de Portalegre no dia 22 de Janeiro e "aí contraiu um vírus hospitalar que lhe causou uma infecção urinária e respiratória".
O jovem de 36 anos foi transferido em coma induzido para o Serviço de Urgência do hospital. "O vírus contraído era muito grave e alastrava muito depressa, corria risco de vida" denuncia a mãe do jovem, Ana Maria Castel-Branco. No dia 20 de Fevereiro, às 06h45, o jovem acabou por falecer devido a uma paragem cardíaca causada pela infecção. A família, avisada uma hora após o óbito, não recebeu nenhuma explicação da parte do hospital.
"O Hospital de Portalegre tem tido muitos casos de vírus, toda a gente entrava no Serviço de Observações sem máscara, bata ou touca. Os resíduos circulam abertos nos corredores, porque o hospital não tem condutas de lixo internas", afirma Ana Maria Castel-Branco, que denuncia ainda a morte de mais duas pessoas após terem contraído o mesmo vírus. Ana Maria Castel--Branco não quer ser indemnizada pela morte do filho, apenas que alguns departamentos sejam fechados para desinfecção. "Uma indemnização não traz o meu filho de volta mas é preciso evitar mais mortes."
Contactado pelo CM, Ilídio Pinto Cardoso, porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano – que tutela o Hospital de Portalegre –, disse que "não se pronuncia sobre casos personalizados", adiantando que "a taxa de vírus hospitalar em Portalegre é de 8%, um valor abaixo da média nacional".
Dedico este blog ao meu Transplante Pulmonar que me salvou a vida, no dia 9 de Maio de 2005 e ao meu Transplante Renal com dador vivo, no dia 25 de Março de 2015, ambos realizados no Hospital Juan Canalejo, na La Coruña, em Espanha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)
SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009
SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)
SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)
TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)
SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)
TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar
Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.
SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)
SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)
SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)
SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)
SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)
SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)
2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)
2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)
2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2
2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)
Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental
Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental
La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar
Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar

Sem comentários:
Enviar um comentário