terça-feira, 6 de setembro de 2011

Artigo na Nature Medicine Bactéria irmã da tuberculose pode ajudar a combater doença

 Uma possível ajuda ao combate da tuberculose não vem de um novo composto químico, mas de uma parente da bactéria que causa a doença. Uma equipa de cientistas descobriu que uma estirpe fabricada a partir de uma espécie irmã, consegue induzir protecção imunitária em ratinhos. A investigação vem explicada num artigo desta semana da Nature Medicine, resta saber se é possível alcançar o mesmo efeito em humanos e produzir assim uma vacina.

A tuberculose continua a matar mais de um milhão de pessoas por ano, apesar de ainda se associar a um mal do século XIX. A famosa vacina da BCG introduzida em meados do século XX funciona de uma forma cada vez mais errática e há estirpes muito resistentes que a medicina actual tem menos e menos ferramentas para lutar contra. 

Um terço das pessoas tem a bactéria encapsulada nos pulmões, mas patrulhada pelo sistema imunitário – a Mycobacterium tuberculosis é a espécie mais frequente a causar a tuberculose. Em condições normais, apenas dez por cento destas pessoas acaba por desenvolver a doença numa dada altura da vida. Mas indivíduos infectados pelo vírus do HIV, que provoca a sida, e que têm o sistema imunitário mais debilitado, têm uma probabilidade muito maior de iniciar a infecção. 

De alguma forma o bacilo (nome que se dá às bactérias com forma de cilindro) começa a dividir-se, não é controlado pelo sistema imunitário, e o que se segue é a história clássica do herói romântico do século XIX: dores no peito, palidez, tosse com sangue, eventualmente a morte. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a região mais afectada pela doença é a África subsariana, onde a sida e a malária dão um empurrão para o aparecimento de infecções de tuberculose. Mas em todos os países são analisadas pessoas que estão infectadas com as estirpes mais resistentes do bacilo, e que se desenvolverem a infecção e não forem tratadas vão, em média, propagar o micróbio a mais 10 a 15 pessoas por ano.

Os autores do artigo e investigadores do College of Medicine de Nova Iorque resolveram estudar nos ratinhos um grupo de genes chamado esx-3 que tornam a Mycobacterium tuberculosis e outras espécies irmãs resistentes aos ataques do sistema imunitário.

Os ratinhos têm a sua própria forma de tuberculose, causada pela espécie Mycobacterium smegmatis, que também tem o grupo esx-3 e mata os roedores. Mas ao contrário da bacilo que afecta humanos, o Mycobacterium smegmatis consegue sobreviver sem este grupo de genes. Quando os cientistas injectaram ratinhos com uma quantidade enorme deMycobacterium smegmatis sem os genes esx-3, os animais conseguiram debelar a infecção em três dias.

O passo seguinte foi a produção de uma estirpe de Mycobacterium smegmatis com os genes esx-3 da bactéria humana. Esta variante de laboratório, que foi chamada de ikeplus, também foi injectada em grande concentração nas cobaias. Os ratinhos conseguiram livrar-se da bactéria, mas ganharam uma memória da infecção.

Os cientistas tentaram a seguir testar esta memória. Injectaram a bactéria que causa a doença nos seres humanos, Mycobacterium tuberculosis, em três grupos de ratinhos. Um que não foi tratado com a estirpe ikeplus, outro que não foi tratado com o ikeplus mas foi vacinado com a BCG e um terceiro que não recebeu a BCG mas foi tratado com o ikeplus. 

O primeiro grupo morreu, em média, passado 54 dias. O que recebeu a BCG sobreviveu até aos 65 dias. Mas os ratinhos que foram infectados com o ikeplus viveram 135 dias. Vinte por cento deste grupo alcançou mesmo os 200 dias e nas análises não apareciam vestígios do bacilo.

“Isto é algo com que sonhámos durante anos, conseguir uma protecção mais longa e uma imunidade face à bactéria”, disse o investigador William Jacobs, citado pela BBC News, responsável pelo estudo. A estirpe “ikeplus é diferente de todas as outras vacinas para a tuberculose e é uma nova arma para o arsenal contra [a doença].” 

No estudo, os autores explicam que conseguiram identificar uma adaptação na resposta imunitária de certas células que combatem a bactéria.


Fonte: http://www.publico.pt/Ci%EAncias/bacteria-irma-da-tuberculose-pode-ajudar-a-combater-doenca_1510708?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIC - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - Testemunho Sandra Campos (Transplantada Pulmonar por FQ)

TV GALIZIA - Testemunho de Sandra Campos

agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG

SIC - "Programa Companhia das Manhãs" - 14.10.2009

SIC - Fátima Lopes - Entrevista com Sandra Campos e Célia - Junho 2009 (2/2)

SIC - Fatima Lopes - Entrevista com Sandra Camps e Célia - Junho 2009 (1/2)

TVI- Jornal Nacional - Caso chocante de Açoriano que espera Transplante Pulmonar - 2008

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (2/2)

SIC - Fátima Lopes Ago.2008 (1/2)

TV Ciência - Testemunho de Vida - A F.Q e o Transplante Pulmonar



Obrigada a toda a equipa da TV Ciência pela oportunidade de divulgar esta doença rara chamada Fibrose Quistica. Não se falou nos Transplantes Pulmonares mas gostaria de deixar aqui a esperança para todos os que sofrem desta doença que o Transplante Pulmonar pode ser a única salvação numa fase muito avançada e terminal da F.Q.

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (6/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev. 2007 (5/6)

SIC - Grande Reportagem Fev.2007 (4/6)

SIC - Grande Reportagem - Fev.2007 (3/6)

SIC - Grande Reportagem Fev. 2007 (2/6)

SIC - Grande Reportagem Fev 2007 (1/6)

2005 - Sandra Campos - TV Localia (Depois do Transplante) (2/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia - La Corunha (Depois do Transplante) (1/2)

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) 2/2

2005 - Sandra Campos - TV Localia La Coruña (antes do Transplante Pulmonar) (1/2)

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007

Preparação para a Grande Reportagem SIC - Fev. 2007
Jornalista Susana André e Reporter de Imagem Vitor Quental

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007

Preparação para a Grande Reportagem da Sic - Fev.2007
Reporter de Imagem Vitor Quental

La Corunha - Hospital Juan Canalejo

La Corunha - Hospital Juan Canalejo
Hotel de Pacientes - Vários Portugueses salvos por um Transplante Pulmonar

Uma vida é pouco para mim

Uma vida é pouco para mim
O meu lema de vida - Dia do meu Transplante Pulmonar