A Fundação Portuguesa do Pulmão, com o apoio da AstraZeneca, lança o projecto Semanas do Pulmão. A iniciativa, que irá decorrer em diversas Unidades de Saúde Familiar do país, pretende sensibilizar e mobilizar doentes e profissionais de saúde para a importância do controlo eficaz das doenças respiratórias. A primeira acção decorre na USF Nova Via, em Vila Nova de Gaia, de 18 a 22 de Outubro, avança comunicado de imprensa.
De acordo com Artur Teles de Araújo, Presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), o objectivo é “ir ao encontro das características da população abrangida, com foco principal na Asma e na Doença Pulmonar Obstructiva Crónica (DPOC), podendo o programa ser adaptado de acordo com as necessidades específicas e prioridades da instituição”.
Actualmente, a doenças respiratórias constituem a terceira causa de morte por doença em Portugal, sendo ainda responsáveis por quase 20% do total de internamentos. E os gastos com estas doenças rondam anualmente os 600 milhões de euros.
Para reverter este cenário, Teles de Araújo considera que o próprio doente deve ter um papel activo na gestão da sua doença crónica e na selecção dos tratamentos mais apropriados em conjunto com os profissionais de saúde. A não adesão ao tratamento é, por exemplo, muito comum em doentes asmáticos, sendo responsável por uma proporção significativa da morbilidade.
De acordo com consensos internacionais, a via inalatória é preferencialmente recomendada na terapêutica das doenças das vias aéreas. Este facto tem-se traduzido por um aumento progressivo da sua indicação, com o aparecimento de novos medicamentos e meios de administração. Contudo, para que a terapêutica inalatória seja uma terapêutica eficaz, é necessária uma correcta utilização dos dispositivos de inalação. Isto, por sua vez exige a sua demonstração e ensino repetido aos doentes.
Programas de formação
Formar profissionais de saúde é um igualmente um passo essencial na redução dos índices de morbilidade e mortalidade relacionados com as doenças respiratórias. Durante as Semanas do Pulmão, médicos e enfermeiros poderão fortalecer as suas competências nos cuidados e gestão dos doentes com estas doenças crónicas.
Neste contexto, durante as Semanas do Pulmão serão implementados programas de formação que melhorem as competências dos doentes, prestadores de cuidados e profissionais de saúde na identificação de procedimentos errados, procurando ainda ensinar a técnica adequada a cada tipo de inalador.
Nas iniciativas planeadas para a USF Nova Via, serão convidados a participar nas acções de formação os doentes com diagnóstico de patologia respiratória, nomeadamente rinite alérgica, asma e DPOC. Os utentes que apresentem factores de risco, tais como fumadores e ex-fumadores com mais 45 anos, terão a possibilidade de realizar uma espirometria.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/10287/15/Semanas-do-Pulmao-vao-formar-doentes-e-profissionais.html
Sem comentários:
Enviar um comentário