Um simples e económico teste sanguíneo concebido para detectar, precocemente, os sinais de enfisema poderá estar para breve, segundo um estudo publicado na edição online da revista American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, citado pelo site Tribuna Médica Press.
O novo método, desenvolvido por investigadores da Faculdade de Medicina Weill Cornell, mede a presença, na corrente sanguínea, de micropartículas endoteliais, que resultam de lesões nos alvéolos pulmonares.
Quando testado em não fumadores saudáveis, fumadores sem problemas de saúde e fumadores com sinais de doença pulmonar, o novo teste provou ser quase infalível na detecção precoce dos sintomas de enfisema, quando comparado com o método usado actualmente, denominado teste de Capacidade de Difusão do Monóxido de Carbono (DLCO), que avalia a integridade da superfície alvéolo-capilar.
O novo teste, segundo os investigadores, tem outra vantagem que é a possibilidade de ser efectuado por outros médicos além dos pneumologistas. Embora o novo método tenha obtido resultados consideravelmente promissores nas investigações preliminares, financiadas pelos Institutos Norte-Americanos de Saúde, os especialistas responsáveis pelo trabalho alertam para a necessidade de novos estudos, antes de disponibilizarem o teste.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/12349/15/Novo-teste-para-o-enfisema-pode-estar-para-breve.html
Sem comentários:
Enviar um comentário