28/02/2013 - 08:11
A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) reforça a sua campanha “Doar um rim faz bem ao Coração!”, com a assinatura de um Protocolo de Cooperação, no dia 8 de Março, com a Associação Nacional de Centros de Diálise (Anadial) e a Diaverum, responsável por 24 clínicas de hemodiálise em Portugal, avança comunicado de imprensa.
A assinatura do protocolo entre as três entidades irá ocorrer no auditório do Hotel da Estrela, em Lisboa, e visa sensibilizar a população para doar órgãos em vida.
Esta campanha de sensibilização pretende congregar esforços da comunidade transplantadora e de outros grupos de profissionais da saúde ligados à problemática da Insuficiência Renal. O seu início verificou-se a 20 de Julho de 2012 e prolongar-se-á até ao final de 2013.
No quadro de apoio à SPT, a Diaverum irá distribuir nos seus 24 centros de diálise material informativo sobre o âmbito desta campanha, o mesmo acontecendo através da Anadial em relação às clínicas dos seus associados. As duas instituições vão ainda contribuir com um donativo para a SPT.
A taxa de transplantes renais de Portugal é superior à média europeia; em 2009 estava mesmo no topo da transplantação renal, a partir de dador cadáver. No entanto, a transplantação renal de dador vivo tem uma expressão relativamente baixa, representando apenas cerca de 10% do total de transplantes renais efetuados. A SPT, a Diaverum e a Anadial, conscientes desta realidade, unem esforços para aumentar a sensibilização dos profissionais de saúde, dos doentes e das suas famílias e esperam contribuir para o aumento da doação renal em vida em Portugal.
Fernando Macário, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação considera: “Uma sociedade mais informada é uma sociedade mais solidária! Também no tratamento da insuficiência renal crónica esta frase se justifica pois mais informação e de melhor qualidade em relação à transplantação renal de dador vivo permitirá vencer barreiras porventura ainda existentes. A cooperação da Diaverum e da Anadial são contributos inestimáveis nesta campanha ao abrirem as portas das clínicas de diálise a mais e melhor informação sobre a transplantação renal de dador vivo”.
Sobre esta cooperação, César Silva, presidente da Anadial e director-geral da Diaverum afirma; “Na Anadial e na Diaverum, apoiamos todas as iniciativas que dignifiquem e coloquem Portugal no topo em cuidados de saúde. Todos os doentes que deixam as nossas clínicas por terem sido transplantados são motivo de enorme satisfação e orgulho no trabalho desenvolvido".
A campanha “Doar um rim faz bem ao Coração” assenta na ideia de que “todos os dias há portugueses a perder qualidade de vida porque estão à espera de um órgão. Ao doar um órgão em vida está a decidir por si dar qualidade a essas vidas… e isso faz bem ao coração”.
A Sociedade Portuguesa de Transplantação é uma associação sem fins lucrativos e de natureza privada, que visa estimular a investigação e o desenvolvimento de todos os tipos de transplantações de órgãos, tecidos ou estruturas celulares em Portugal.
A Anadial é uma associação de empregadores que representa as empresas que se dedicam ao fornecimento de cuidados médicos e assistência personalizada aos doentes com insuficiência renal.
A Diaverum dedica-se à prestação de cuidados médicos e assistência personalizada aos doentes com insuficiência renal, mantendo uma relação de colaboração e parceria próxima, com as associações de apoio a doentes com este tipo de patologia e com profissionais de saúde.
Evento: Assinatura do protocolo entre SPT, Diaverum e Anadial
Data: 8 de Março de 2013, pelas 11:00
Local: Hotel da Estrela (Auditório)
Mais Informações:
Sociedade Portuguesa de Transplantação
www.spt.pt
Campanha “Doar um rim faz bem ao coração”
www.doaremvida.com
Diaverum
www.diaverum.com
FONTE
Sem comentários:
Enviar um comentário